quarta-feira, 15 de abril de 2015

Móveis para banheiro

O Banheiro de um apartamento é via de regra o menor cômodo da casa. Mas, não o menos importante; fazer bom uso desta área às vezes é trabalho difícil. Normalmente a bancada precisa de um recorte especial para desviar do curso de abertura da porta; há pouco espaço entre vaso sanitário e pia, fora a área do box, veja neste projeto boas idéias de como tirar o máximo proveito deste cômodo.


Este é o desenho simplificado, nele é possível notar que o armário da pia foge radicalmente dos padrões encontrados no mercado, ele é bem mais alto que o convencional, cerca de 94 cm de altura. Este tamanho permite que sejam alocados em seu interior grande quantidade de produtos de higiene pessoal, além de toalhas, revistas, utensílios de limpeza, entre outros artigos. No canto superior direito uma enorme torre ajuda na distribuição dos itens de higiene pessoal, nas fotos a seguir você vai entender melhor:

Nesta primeira foto, já podemos observar as duas grandes portas do armário da pia, a disposição de toalhas de banho logo acima (cinza e verde nos dois extremos) e da toalha de rosto (verde claro ao centro). O acabamento em mármore travertino que transpassa toda a parede do banheiro garante amplitude ao cômodo, e o espelho posicionado já acima da pedra com extensão até o teto dobra a área do ambiente, apesar de pequeno, quando se entra neste banheiro há uma enorme sensação de amplitude.

Nesta outra foto, pode-se notar que a "bancada" não ficou restrita a área da pia, ela se estendeu até a área do box, servindo de apoio para os itens de banho.

Há grande espaço neste alongamento, o que permite uma melhor distribuição e organização durante o banho, além de fugir das prateleiras e/ou nichos organizadores comumente utilizados neste espaço. O que deixa o ambiente muito mais clean.

Voltando para a bancada, o formato diferenciado do móvel garante espaço entre o vaso sanitário e a pia, um revisteiro com portas de correr (que abrem para ambos os lados) em vidro jateado garante entretenimento.

Além de ser higiênico uma vez que as portas fechadas protegem de respingos as revistas ou livros ali dispostos. Uma prateleira de igual tamanho na parte inferior permite que a escova do vaso fique acima do nível do chão, e seja mais fácil de pegar.

No detalhe o acabamento da porta de vidro (revisteiro), as toalhas e o fechamento do mármore até o batente da porta, sobre a pedra, a torre que iremos visualizar mais à frente.

Na grande porta abaixo do toalheiro, duas prateleiras assumem suas funções de "cesto de roupa suja" (abaixo) e de dispensa para itens de banheiro como: piso, secador de cabelo e objetos maiores. O detalhe curioso são as micro prateleiras em plástico coladas à porta, este simples truque faz com que os itens que são usados mais frequentemente fiquem em evidência e mais à mão, nada de revirar armário ou gaveta para achar a lâmina de barbear.

A fixação destes itens se dá através de fita dupla face siliconada, é forte e aguenta relativamente bem pouco peso, caso enjoe, a remoção do material não deixa marcas no móvel. Muito mais prático e limpo do que fixação com parafusos.

No canto do móvel rente à porta uma pequena mas extensa porta...

... revela-se um enorme compartimento de estocagem. Há espaço para mais de 12 rolos de papel higiênico, além de farto espaço para sabonetes, aparelhos de barbear, cotonetes, etc.

É comum que este espaço seja ocupado por gavetas, o que culmina na eliminação de boa parte da área útil que se faz imensamente necessária em um banheiro.

Na torre com mais de 1,20 m que vai até o teto...

... há espaço para os itens mais elaborados, como perfumes, escova de dentes, fio dental, loção e creme de barbear, gel e até mesmo um pequeno rodo de mão para remover o embaçamento do espelho após o banho. Este tipo de móvel normalmente não é encontrado em projetos de banheiro, comumente o espaço de armazenamento fica limitado à área abaixo da pia. O que é uma pena.

O reflexo do espelho engana o observador que tem a impressão do cômodo ser bem maior do que a realidade. Os toalheiros e o box, na verdade estão na parede oposta.

Nenhum comentário: